domingo, 1 de agosto de 2010

EMPATE COM O MF SILVIO EDUARDO OLIVEIRA ELO 2368



Bom, mas uma partida boa contra um MF desta vez a vitima foi o meu amigo Silvio Eduardo Oliveira ELO 2368 fide e subindo, um dos motivos que deixou a partida mas interessante,por que tem Mfs que estam em decadência total , por exemplo um que eu derrotei recentemente em Americana não vou citar o nome mas é um fato que todos conhecem por se tratar de uma partida polêmica que deu muito pano pra manga rsrs. No caso do Silvio a situação é totalmente diferente, pra se ter uma idéia ele nem tem o titulo de MF acho que por que sabe que logo terá o de MI então não quis se dar o trabalho eu acho rsrsrs.outros MFs de destaque que logo serão MIs acredito eu ,é o meu amigo Evandro Amorim de Minas ELO 2382 e o Victor Shumyatsky de Brasilia ELO 2332 são jogadores novos e que estudam muito diferentes de alguns que estacionaram no tempo e acham que já sabem tudo como o citado acima,enfim a partida desta vez foi um embate teórico pelo menos para mim que fui derrotado pelo Silvio em São Paulo em 2008 no TORNEIO DA AMIZADE organizado pelo nosso amigo Herman Claudius lá na 3º Rodada enfrentei o Silvio de pretas e jogamos uma Siciliana Najdorf com e6,e com o Interessante gxf6 das negras lance introduzido na pratica acredito eu por fischer na famosa partida contra Botvinik onde ele roca menor e assusta todos os jogadores que não acreditariam que as negras poderiam sobreviver rocando num buraco daqueles,enfim nesta partida sofri muito por falta de conhecimento teórico, diga-se de passagem mas precisamente desse estranho roque rsrsrs, Bom mas enfim não roquei e sofri por longas 5 hrs e meia de partida ate perde o ponto inteiro,isso foi bom por que depois desta partida e de uma noite inteira sem pregar os olhos,preparei bastante em cima desta posição na esperança desta linha me dar algum retorno em outros embates, e fui bem recompensado por que após esta, joguei mas 4 partidas contra jogadores relativamente fortes e ganhei todas, um exemplo foi a minha partida contra Allan Gattas ELO 2249 nos abertos de 2008 onde ganhei bem do nosso então Campeão Gaúcho em apenas 22 lances,mas o meu sonho era jogar novamente com o Silvio como eu disse sofri muito rsrsrs, queria descontar, e Deus foi muito justo,na 4º rodada dos Regionais de Ilha solteira esta semana estou no 2º tabuleiro defendendo a cidade de Votuporanga equipe que jogo a 3 anos, estou de pretas e pego logo quem meu amigo Silvio Oliveira que esta no 2º tabuleiro da fortíssima equipe de são Jose do rio preto rsrs, a situação contra Rio Preto esta interessante pelo menos para mim no ano passado estava no 3º tabuleiro e enfrentei o Rafael Alonso ELO 2182 ,seguidamente nos abertos enfrentei Allan Gattas Elo2249 ganhei as duas partidas ou seja o 3º e 4º tabuleiros deles eu já tinha ganho, desta vez o Ramon preparou melhor a equipe alem do MI Dragan Stamenkovic ele também trouxe o Silvio praticamente um MI e o meu amigo do sul Allan Gattas acho que a derrota do ano passado não caiu bem pra ele rsrs, bom mas voltando a partida,meu medo era só se ele iria entrar ou não no debate teórico de São Paulo mas como eu sou um jogador de pouco reconhecimento era bem capaz dele nem lembrar que jogamos, enfim preparei muito e ele entrou o resultado foi uma bela partida,ele errou logo na abertura com um a3 que não é bem recomendado o Gattas que o diga foi um dos motivos da derrota dele em 22 lances, mas o Silvio fez uma melhora boa após a3 ele seguiu o plano correto com Dh3 e pressão na ala do rei e no ponto e6 mas o bom de se conhecer os problemas é isso eu tinha um antídoto para cada problema desta linha, o resultado não poderia ser outro uma bela partida no final to bem ganho no tempo e na partida ele entrou nos 2 min.finais quando eu penso que esta tudo acabado ele mostrou que apesar de tudo é um forte jogador mesmo e fez um sacrifício de peça interessantíssimo para tão pouco tempo então nem se fala achei que fosse um lance de desespero mas quando olhei bem tinha muito veneno por trás de tal lance ele se arriscou e se arriscou muito bem o sacrifício foi correto e complicou minha vida que tive que calcular bem e entrei nos 5 min. finais também mas apos um bom calculo to ganho novamente com qualidade e peão á mas e ele com apenas alguns segundos no relógio mas comete novamente um erro antigo que to tentando concerta mas ta difícil calculei superficial e bem rápido uma posição simples de vitória onde pensei que tudo ganhava e não quis me arriscar devolve a qualidade e fico com torre e peão contra torre só que e peão de torre e ele com o rei bem distante esse foi o que me enganou o rei estava na coluna B aparentemente pra ele chegar em f2 ou f1 pra controlar a casa g2 parecia impossível mas como vamos ver na partida abaixo não foi , e apesar de eu poder ter ganho no tempo ele me ofereceu empate e ao contrario do que alguns jogadores fariam eu fui bem ético e não quis provocar a derrota pelo tempo dele numa posição que todos conhecemos de empate e onde o meio ponto ou ponto inteiro não faria muita diferença pra nossa equipe por que já tínhamos perdido nos outros 3 tabuleiros. Enfim depois de muita conversa vamos a partida.



Silvio Oliveira 2368 1/2 X 1/2 2032 Marceley Martins






Play chess online
























Nenhum comentário:

Postar um comentário